quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dicas para entrevistas de emprego

A espontaneidade pode ser uma estratégia para quem vai passar por uma entrevista de emprego. Além de mostrar sinceridade na conversa, o candidato ainda pode diminuir o nervosismo quando for responder às perguntas do recrutador.
Passada a fase de envio de currículo e testes, o profissional que procura um novo emprego precisa se submeter à entrevista. Conduzida por recrutadores ou mesmo pelo futuro chefe, a conversa serve para que a empresa conheça mais do perfil do candidato em busca da vaga. Como a formação e a experiência profissional já foram expostas no currículo, a entrevista é o momento de mostrar como o candidato se relaciona com as outras pessoas e seus objetivos com o novo emprego.

Abaixo seguem alguns dos principais erros na hora da entrevista:

  • Chegar atrasado
O que fazer? Planeje com antecedência o trajeto e saia de casa mais cedo do que o habitual
  • Má aparência
O que fazer? Para escolher a forma de se apresentar, é melhor conhecer antes o perfil da vaga e da empresa a que está se candidatando.
  • Falar demais
O que fazer? O nervosismo costuma fazer o candidato falar demais, acalme-se e tente responder objetivamente ao que foi perguntado.
  • Nervosismo
O que fazer? Preparar-se para a entrevista estudando as respostas para as perguntas que sempre aparecem.
  • Falar mal do emprego anterior
O que fazer? Seja objetivo e responda com tranquilidade, dizer que o trabalho e o ambiente não permitiam que você desempenhasse tudo o que poderia pode ser o bastante, não invente um história, se foi demitido assuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário